Ações Itaú em Foco | Ano 18 | Nº 70 | 1º trimestre de 2021
Novo site de Relações com Investidores e novidades no Relatório Anual Integrado | |||||||||||
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* Volume financeiro negociado no período dividido pelo número de dias de negociação com ações do Itaú Unibanco. | |||||||||||||||||||||||||
Evolução de R$ 100 investidos em ações preferenciais (ITUB4) na data anterior ao anúncio da fusão (31/10/2008) até 31/03/2021 O gráfico abaixo apresenta a evolução de investimentos no dia anterior ao anúncio da fusão entre o Itaú e o Unibanco (31 de outubro de 2008) até 31 de março de 2021, comparando o preço da nossa ação preferencial (ITUB4), com e sem reinvestimento de dividendos, com o desempenho do Ibovespa, CDI e dólar. Como exemplo, um acionista que comprou R$ 100 em ações ao final de outubro de 2008 e reinvestiu os dividendos referentes a essas ações, teria ao final de março de 2021 o montante de R$ 501.
Consenso de mercado (ITUB4) - 31/03/2021 |
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Centralidade no cliente e digitalização A migração dos clientes para as plataformas digitais do banco segue avançando de maneira relevante. Nos três primeiros meses deste ano, foram conquistados novos relacionamentos com mais de 3,7 milhões de clientes por meio de seus canais digitais. E esta é uma tendência que permanece. |
(1) Considera: crediário, consignado, sob medida, renegociação, aplicações, fundos, cdb, poupança, previdência, câmbio, capitalização, cartão de crédito, consórcio, lis, parcelamento de fatura e seguros cartão protegido, residencial, viagem, vida e prestamista. Desenvolvemos diferentes soluções de atendimento e de aproximação com os clientes com o objetivo de proporcionar uma experiência full banking. Em março lançamos um novo canal de atendimento pelo WhatsApp, exclusivo para clientes que desejam renegociar dívidas e antecipar parcelas de empréstimos, em atraso ou não. Nesse canal, pessoas físicas podem regularizar pendências de qualquer valor, renegociando taxas e demais condições relacionadas ao pagamento de créditos obtidos junto ao banco. Queremos, assim, facilitar o acesso às melhores ofertas para a reorganização financeira de nossos clientes, criando uma agenda viável de pagamentos para cada caso, analisando e entendendo a situação de cada um. A ideia é incentivar a renegociação inclusive entre os adimplentes, antes de sua situação financeira se tornar crítica e gerar restrições que dificultem o acesso a novos créditos. Após as primeiras funcionalidades ampliaremos os serviços de renegociação neste novo canal, objetivando oferecer praticidade aos nossos clientes, com lembretes de pagamentos e segunda via de boletos, dentre outros. Diante do desejo crescente por experiências mais fluidas e personalizadas, se faz relevante a busca cada vez maior, sobretudo dentre os jovens, pela independência nas finanças pessoais. Nos aproximamos dos jovens com intuito de melhorar a experiência financeira dessa geração. Atuamos por meio de campanhas, a exemplo da rede social TikTok ou com a oferta de produtos compatíveis através da experiência digital, como o iti, cuja base de clientes vem crescendo significativamente. Outro exemplo, é a transformação do modo de atendimento ao cliente pela Credicard. Estamos apostando no uso intensivo de dados para aprender mais sobre o perfil dos quase 3 milhões de clientes da marca, criando modelos preditivos e personalizando a experiência de atendimento. Desde 2019, temos uma equipe 100% dedicada ao cartão da marca. Em 2020, estabelecemos o modelo preditivo, que determina o grau de familiaridade, de cada cliente com o uso de aplicativos de celular - principal canal de autoatendimento para serviços bancários. Os clientes foram distribuídos em quatro grupos, em uma escala que vai das pessoas com maior dependência das soluções presenciais aos chamados “nativos digitais”. Assim, a marca permitiu que seus atendentes passassem a personalizar a experiência de contato com o público, além de viabilizar com que eles orientem os clientes com dificuldade no uso de canais online de forma mais assertiva, conforme seu nível de experiência no mundo digital. Como resultado, a Credicard é Tricampeã do Prêmio Reclame Aqui na categoria cartões de crédito. |
Ampliamos nosso modelo de gestão Multimesas com a chegada da Optimus. Abrimos, em abril, nosso primeiro escritório da Itaú Asset na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, berço do mercado de investimentos e alocação da capital fluminense. Para ocupar esse novo espaço, anunciamos a ampliação de nosso bem-sucedido modelo de gestão Multimesas com a chegada do time Optimus, liderado por Marcelo Mendes, que contará com 12 profissionais de gestão entre gestores, analistas e traders. Implementado em 2019, o modelo de gestão Multimesas combina o foco, a independência e os incentivos das assets independentes com a solidez do Itaú Unibanco. Sempre atentos ao mercado e às oportunidades de negócio, anunciamos investimento na Asset1 Com o aporte, anunciado em fevereiro, passamos a deter uma participação de 15% na gestora fundada em abril de 2020, que já atingiu um patrimônio líquido sob gestão de, aproximadamente, R$ 2,6 bilhões. Este anúncio converge com nosso olhar atento aos movimentos de mercado e às oportunidades de negócios. A decisão segue nossa intenção de expandir nossa participação na indústria de investimentos do país, que atrai cada vez mais brasileiros em meio a um contexto de juros baixos e aumento de interesse por diferentes produtos e alocações. Assim, soma-se a uma série de outras importantes iniciativas que o banco vem empreendendo para contribuir com o desenvolvimento e a democratização dos produtos de investimentos e oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Em resposta à crise de saúde pública, Todos pela Saúde torna-se instituto com objetivo de perenizar ações na área de vigilância epidemiológica. O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) foi fundado no dia 26 de fevereiro de 2021 com a missão de contribuir para o fortalecimento e a inovação na área de vigilância em saúde no Brasil e seu foco é dar apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos em epidemiologia genômica. A criação dessa organização tem como ponto principal um sistema de fomento, com programa de trabalho predefinido e gestores dedicados, para o desenvolvimento de atividades cujos resultados possam ser integrados e disponibilizados para auxiliar em políticas públicas. Para ajudar o nosso país a atravessar este momento crítico que vivemos, unimo-nos aos nossos concorrentes em uma ação de combate à fome. A pandemia e a crise econômica levaram o Brasil a uma situação crítica e, em um momento como este, precisamos agir. Nós, do Itaú Unibanco, estamos contribuindo com R$ 37,5 milhões para a compra e destinação de cestas básicas. Por meio da coordenação do Instituto Unibanco e da Fundação Itaú, serão distribuídos todos os recursos arrecadados para duas alianças escolhidas por sua abrangência nacional de atuação: a CUFA, com a campanha Mães da Favela, e a Coalizão Negra por Direitos, com a campanha Tem Gente com Fome. Para participar: |
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Você sabia que nós divulgaremos trimestralmente um estudo sobre as mudanças de comportamento e hábitos dos consumidores, para compreender melhor as demandas de nossos clientes? Observando a mudança cada vez mais acentuada e incorporada no dia a dia de nossos clientes, entendemos que, para o futuro dos negócios, precisamos ter um olhar mais amplo e contínuo dos novos hábitos de consumo em geral. Assim, realizamos um estudo, cujo objetivo foi responder à seguinte pergunta: como a pandemia afetou o comportamento do consumidor em 2020? O resultado desse trabalho é a Análise de Comportamento de Consumo1, que passará a ser divulgada trimestralmente, enquanto produto da cultura de centralidade no cliente e de nossa conduta orientada por dados. A avaliação de uma ampla gama de informações tem sido o caminho para entendermos de maneira aprofundada quem são nossos clientes e atendermos com mais agilidade às suas expectativas e às particularidades de novos momentos de consumo. (1) Realizada a partir de dados relativos às compras feitas ao longo do ano com cartões de crédito e débito emitidos pelo banco e às vendas transacionadas pela Rede; organizada pela Diretoria de Estratégia e Engenharia de Dados em parceria com a área de Pagamentos. | ||||
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