Petrobras realiza pré-pagamento parcial à Petros

Petrobras realiza pré-pagamento parcial à Petros 


Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2020 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que realizou hoje a liquidação parcial antecipada do Termo de Compromisso Financeiro Pré-70 (TCF Pré-70), celebrado com a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), no valor de R$ 94 milhões, e que realizará, em janeiro de 2021, o pré-pagamento parcial de R$ 4,493 bilhões.   

O TCF Pré-70 foi assinado em 2008 e compõe o Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR), celebrado com a Petros e diversas entidades sindicais em 2006. O TCF Pré-70 disciplina a forma de pagamento das obrigações, de natureza atuarial, assumidas pela Petrobras. O AOR permitiu à companhia promover uma série de ajustes regulamentares no Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) e a oferta de um novo plano de benefícios (Plano Petros-2) aos empregados admitidos após o fechamento do PPSP a novas adesões.

Com o processo de cisão do Grupo Pré-70 para os planos Petros do Sistema Petrobras Repactuados Pré-70 (PPSP-R Pré-70) e Petros do Sistema Petrobras Não-Repactuados Pré-70 (PPSP-NR Pré-70) ocorrido em 2019, foi firmado aditivo ao TCF Pré-70 com o objetivo, dentre outros, de estabelecer a possibilidade de antecipações de pagamentos pela Petrobras.

Os pré-pagamentos estão em linha com o processo de gestão de passivos da companhia, reduzindo as despesas com juros e o montante de garantias reais, além de contribuir para a melhoria da liquidez dos planos. 

Cabe destacar que o TCF Pré-70 é um compromisso já registrado nas Demonstrações Contábeis da Petrobras, compondo o registro do valor de passivo atuarial, conforme nota explicativa “14. Benefícios concedidos a empregados” das Informações Trimestrais (ITR) do 3T20. 




Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS - Relações com Investidores 
Av,República do Chile ,65 - 1803
CEP 20031-912 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel: +55 (21)  3224-1510/9947 | 0800-282-1540 
E-mail: [email protected] | [email protected]   
Website de RI   


Este documento pode conter previsões, Segundo o significado da Seção 27ª da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada (Lei de Valores Mobiliários) e Seção 21E da lei de Negociação de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada (Lei de Negociação) que refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia. Os termos "antecipa", "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "proteja", "objetiva", "deverá", bem como outros termos similares , visam a identificar tais previsões , as quais, evidentemente , envolvem riscos ou incertezas previstos ou não pela Companhia. Portanto, os resultados futuros das operações da Companhia podem diferir das atuais expectativas e o leitor não deve se basear exclusivamente nas informações aqui contidas. 


Comentários