Itaúsa S.A
CNPJ 61.532.644/0001-15
Companhia Aberta
FATO RELEVANTE
INVESTIMENTO NA XP: DESDOBRAMENTOS ACERCA DA CRIAÇÃO DE NOVA COMPANHIA E DA PROPOSTA A SER APRESENTADA POR XP INC.
ITAÚSA S.A. ("Itaúsa"), em continuidade ao relatado no Fato Relevante de 4 de novembro, acerca da reorganização societária do investimento detido pelo Itaú Unibanco Holding S.A. ("Itaú Unibanco") na XP Inc. ("XP"), comunica aos seus acionistas e ao mercado que:
1. Em 26 de novembro, o Itaú Unibanco informou, por meio de Fato Relevante, a conclusão dos estudos e aprovação, por seu Conselho de Administração, da proposta de cisão parcial, a qual será submetida à deliberação dos acionistas em Assembleia Geral e que, uma vez aprovada, resultará na criação de nova companhia ("Newco"), a ser detida por seus acionistas e que terá como único ativo o investimento representativo de 41,05% do capital da XP;
2. Em 27 de novembro, a XP informou, por meio de Fato Relevante, que está avaliando a possibilidade de apresentar proposta para incorporação da Newco pela XP e que, se aprovada, resultaria na entrega aos acionistas da Newco de ações Classe A de emissão da XP e/ou os correspondentes Brazilian Depositary Receipts ("BDRs") emitidos no Brasil; e
3. Conforme a atual composição acionária do Itaú Unibanco, a ser replicada na Newco, com a implementação da cisão (i) a IUPAR - Itaú Unibanco Participações S.A. ("IUPAR"), controlada pela Itaúsa em conjunto com Companhia E. Johnston de Participações, passaria a ser a maior acionista individual da Newco, e (ii) a Itaúsa passaria a deter também participação direta na Newco.
A Itaúsa considera positivas as proposições realizadas até o momento pela XP e, caso a XP venha a apresentar proposta relativa à incorporação da Newco, a Itaúsa pretende avaliar seus detalhes em conjunto com a IUPAR visando melhor atender aos interesses de seus acionistas, sendo certo que levarão a melhor proposta para análise e deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Newco.
A Itaúsa reafirma seu interesse em manter participação relevante na Newco no curto prazo, atuando alinhada com a mesma. Dentro da sua estratégia de diversificação do portfólio em companhias do setor não financeiro, a Itaúsa não considera essa participação como estratégica no longo prazo, estando este ativo sujeito às avaliações no âmbito do processo de acompanhamento de seu portfólio.
A criação da Newco e seus desdobramentos não deverão produzir efeitos para a Itaúsa neste exercício social.
A Itaúsa manterá seus acionistas e o mercado informados a respeito da evolução das etapas acerca desta transação.
São Paulo (SP), 30 de novembro de 2020.
ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores
Comentários
Postar um comentário