Petrobras publica Relatório de Sustentabilidade 2020

Petrobras publica Relatório de Sustentabilidade 2020


Rio de Janeiro, 1 de abril de 2021 – A Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras informa que publicou hoje seu Relatório de Sustentabilidade 2020. O relatório, além de apresentar o desempenho operacional, econômico, social, ambiental e de governança da Petrobras, mostra avanços em indicadores ambientais e sociais e apoio à luta contra os efeitos da pandemia na sociedade brasileira, ampliando, assim, os compromissos com a sustentabilidade.

A preocupação com a saúde e segurança dos empregados também é um dos destaques do relatório. Em 2020, não houve fatalidade nas operações e a taxa de acidentes registráveis por milhões de homens/hora alcançou 0,56, um novo benchmark para a indústria de óleo global.

No capítulo de mudanças climáticas, a companhia reporta os avanços de 2020, como a redução de 5% das emissões absolutas de gases de efeito estufa em comparação com 2019, consolidando o perfil de queda ao longo dos últimos anos. A Petrobras atingiu 97% de aproveitamento de gás na área de E&P e reinjetou cerca de 7 milhões de toneladas de CO2 separado do gás produzido nos campos de pré-sal, alcançando um total acumulado de 21,4 milhões de toneladas de CO2 reinjetadas desde 2008. No segmento de refino, o destaque é a melhoria contínua do indicador de intensidade em carbono, com redução de 3,6% em relação ao ano anterior. Além disso, foi criado o programa Biorefino 2030, que prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como o diesel renovável e o bioquerosene de aviação.

O relatório apresenta o apoio da Petrobras a projetos sociais, ambientais, culturais, esportivos e de negócios, ciência e tecnologia, que, em 2020, somaram R$ 120 milhões. Destaca também o apoio voluntário da companhia a projetos que atuam na recuperação ou conservação direta de florestas e áreas naturais e que, entre outros benefícios, promovem a fixação de carbono e evitam emissões de gases de efeito estufa.

O documento detalha o apoio da Petrobras nas ações para o enfrentamento à Covid-19, por meio da doação de testes, materiais hospitalares e de higiene, combustível para ambulâncias e veículos hospitalares e alimentos para famílias de baixa renda, entre outros.  O documento apresenta também as doações financeiras de R$ 25,5 milhões em 2020, em resposta à Covid-19 e a outras situações de calamidade pública no Brasil. 

O Relatório aborda os avanços da Petrobras em prol dos direitos humanos, incluindo a publicação, em junho, das Diretrizes de Direitos Humanos e o lançamento da atualização do Plano de Equidade de Gênero.

A empresa aprovou ainda o novo Código de Conduta Ética, que unificou o Código de Ética e o Guia de Conduta. O documento representa mais um passo para o fortalecimento da cultura de integridade, assim como o Guia de Conduta Ética para Fornecedores, também divulgado em 2020. Ainda no ano passado, o Fórum Econômico Mundial informou o retorno da Petrobras à iniciativa anticorrupção da instituição, a Partnering Against Corruption Initiative (PACI), um reconhecimento dos esforços na promoção da transparência e no combate à corrupção realizados nos últimos anos.

O relatório foi desenvolvido seguindo a metodologia para relato de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI Standards) e, complementarmente, do Guia para Relatórios Voluntários da Indústria de Óleo e Gás da Ipieca, que é a associação global da indústria de óleo e gás para desempenho ambiental e social.

Os indicadores das metodologias foram correlacionados com os Princípios do Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O Relatório de Sustentabilidade 2020 pode ser acessado pela internet no site da companhia (www.petrobras.com.br/ri).




Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS - Relações com Investidores 
Av,República do Chile ,65 - 1803
CEP 20031-912 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel: +55 (21)  3224-1510/9947 | 0800-282-1540 
E-mail: [email protected] | [email protected]   
Website de RI   


Este documento pode conter previsões, Segundo o significado da Seção 27ª da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada (Lei de Valores Mobiliários) e Seção 21E da lei de Negociação de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada (Lei de Negociação) que refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia. Os termos "antecipa", "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "proteja", "objetiva", "deverá", bem como outros termos similares , visam a identificar tais previsões , as quais, evidentemente , envolvem riscos ou incertezas previstos ou não pela Companhia. Portanto, os resultados futuros das operações da Companhia podem diferir das atuais expectativas e o leitor não deve se basear exclusivamente nas informações aqui contidas. 

Comentários