Cogna | Fato Relevante


FATO RELEVANTE 

Belo Horizonte, 28 de abril de 2021 - A COGNA EDUCAÇÃO S.A. (B3: COGN3; OTCQX: COGNY) (“Cogna” ou “Companhia”), em atendimento ao disposto no artigo 157, §4º da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada ("Lei das Sociedades por Ações"), e nos termos da Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta data, aprovou o Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia (“Plano de Performance Shares”), conforme previsto no item f do artigo 12 do estatuto social da Companhia e no parágrafo 3º do artigo 168 da Lei das Sociedades por Ações.

O Plano de Performance Shares tem por objetivo: (i) estimular a expansão, o êxito e a consecução dos objetivos sociais e dos resultados da Companhia alinhando o benefício financeiro a ser obtido pelo beneficiário do Plano com metas da Companhia; (ii) alinhar os interesses dos beneficiários do Plano aos acionistas da Companhia; (iii) possibilitar à Companhia manter, no longo prazo, a ela vinculada ou às Subsidiárias, os beneficiários do Plano; e (iv) incentivar a criação de valor de longo prazo à Companhia.

O Plano de Performance Shares, que entra em vigor na presente data e permanece vigente por prazo indeterminado, abrangerá no máximo 2% (dois por cento) de diluição do capital social atual da Companhia - mesmo que haja o atingimento máximo das metas anuais definidas pela administração para os beneficiários - e será gerido pelo Comitê de Pessoas e Governança da Companhia, que atuará por delegação do Conselho de Administração.

O Plano de Performance Shares permite que seus beneficiários, os administradores ou empregados da Companhia ou de suas subsidiárias, que sejam considerados executivos chave, recebam opções de compra de ações da Companhia, em razão do grau de atingimento de metas anuais previamente estipuladas (o beneficiário poderá receber menos ou mais ações que o montante inicialmente lhe outorgado, conforme o grau de atingimento a menor ou a maior das metas anuais), nos termos do Plano de Performance Shares, sendo consideradas como metas financeiras o EBITDA e a Geração de Caixa Operacional (CGO). Poderá também haver metas distintas das metas financeiras conforme definição do Comitê de Pessoas e Governança para determinados beneficiários.

A totalidade das ações serão entregues aos beneficiários em 4 anos (4 períodos sucessivos de 12 meses, com 25% do total em cada tranche anual) e, como regra geral, estarão sujeitas a lock up  de 12 meses após o efetivo exercício pelo beneficiário. Com este mecanismo, a Companhia entende que mantém a atratividade adequada do Plano quanto aos executivos e estimula sua permanência na Companhia.

De acordo com as opções que lhe sejam outorgadas no âmbito do Plano de Performance Shares, o atingimento das metas anuais pré determinadas e a continua vinculação com a Companhia ou suas subsidiárias, os beneficiários terão o direito de adquirir e subscrever ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal de emissão da Companhia.

Para mais informações, vide websites da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br) e de relações com investidores da Companhia (ri.cogna.com.br), a qual contempla a íntegra do Plano de Performance Shares.


Belo Horizonte, 28 de abril 2021.

Frederico da Cunha Villa
Diretor de Relações com Investidores
Cogna Educação S.A. 
 
 


Comentários