São Paulo, 22 de Janeiro de 2021 - A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (“Iguatemi” ou “Companhia”) [B3: IGTA3], uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil, anuncia uma prévia dos principais dados operacionais da Companhia para o 4T20. Com novas flexibilizações nas restrições de funcionamento pelas autoridades, vimos nossa capacidade de utilização - o número de horas operando durante a pandemia dividido pelo número de horas de operação em regime normalizado - aumentar significativamente no trimestre, indo de 51,3% no 3T20 para 91,1% no 4T20. Seguindo a mesma tendência, as vendas continuaram a se recuperar fortemente, aumentando de 57% no 3T20 para 86% no 4T20 versus os mesmos períodos de 2019, ano de recordes de vendas nos meses da Black Friday e Natal. No acumulado do trimestre as vendas totais atingiram R$ 3,6 bilhões, o que representa uma queda de 14,4% com relação ao 4T19, já as vendas mesmas lojas (SSS) tiveram uma queda menor que as vendas totais, regredindo 11,8% em relação ao 4T19. Importante ressaltar que mesmo com o horário de funcionamento dos ativos perto da normalidade, ainda existem operações com restrições de 30% a 60% em suas capacidades de funcionamento, como os segmentos de alimentação, entretenimento e serviços. Conforme pode-se ver abaixo, os segmentos que operaram normalmente tiveram desempenho de vendas ainda melhor, como Artigos Diversos, Saúde & Beleza, Joalherias com queda de 5,6% versus 4T19 e Moda, Calçados, Artigos de Couro com queda de 8,3% vesus 4T19. Com a melhora nos números de vendas, fomos capazes de continuar retirando os descontos de forma gradativa chegando a uma cobrança líquida de 97,6% no 4T20 versus 66,5% no 3T20 comparada ao mesmo período de 2019, se considerarmos as parcelas do aluguel suspenso de março de 2020 a cobrança líquida foi de 108,8% no 4T20. Essa retirada de descontos aconteceu de forma sustentável como podemos ver na queda da inadimplência de 13,4% no 3T20 para 9,3% no 4T20 e na queda do custo de ocupação do lojista, indo de 14,4% no 3T20 para 13,0% no 4T20, se excluirmos o efeito das parcelas do aluguel suspenso de março de 2020, o custo de ocupação ficou em 11,9% no 4T20. Em decorrência da tendência de melhora vista nos últimos trimestres e na expectiva que ela continuará ao longo dos próximos meses com o início do processo de vacinação, tivemos um aumento de interesse por locação de nossos espaços. Para o ano de 2021 a Iguatemi já tem, até o momento, o equivalente a 2,1% de sua ABL total em contratos assinados e mais 0,6% da ABL total em contratos no processo final de assinatura, com inaugurações previstas para o 1º semestre de 2021. Cristina Anne Betts Vice-Presidente Financeira e Diretora de Relações com Investidores Iguatemi Empresa de Shoppings Centers S/A |
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