Grupo Carrefour Brasil | Fato Relevante

FATO RELEVANTE    


São Paulo, 24 de novembro de 2020, ATACADÃO S.A. (B3: CRFB3) (“Grupo Carrefour Brasil” ou “Companhia”), vem comunicar os seus acionistas e o mercado em geral que está apurando todos os fatos e tomando as providências cabíveis em relação à trágica e brutal morte do Sr. João Alberto Silveira Freitas, ocorrida na loja Carrefour localizada no bairro de Passo D'Areia, em Porto Alegre/RS, na última quinta-feira, dia 19 de novembro de 2020.


O Grupo Carrefour Brasil lamenta profundamente o ocorrido e está em contato com a família do Sr. João Alberto para dar todo suporte necessário. A Companhia não compactua com esse tipo de atitude e, como mencionado acima, está adotando todas as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso. Além disso, foi rescindido o contrato local com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão.


Diante do lamentável episódio, além das medidas citadas acima, todo o resultado de lojas Carrefour no Brasil na última sexta-feira, 20 de novembro de 2020, será revertido para projetos de combate ao racismo no país, conforme orientação de entidades reconhecidas na área. Essa quantia obviamente não reduz a perda irreparável de uma vida, mas é um esforço para ajudar a evitar que isso se repita.


Além disso, todas as lojas Carrefour tiveram sua abertura adiada em duas horas no sábado, dia 21 de novembro de 2020, para que a Companhia pudesse, mais uma vez, reforçar o treinamento com colaboradores próprios e funcionários terceiros.


O Grupo Carrefour Brasil reforça que tem trabalhado diariamente a cultura do respeito e valorização de todas as pessoas e, como alguns exemplos de ações afirmativas, podemos destacar: (i) a existência de um grupo de afinidade racial Ubuntu (GARU) para dialogar sobre a equidade racial; (ii) treinamentos de líderes em diversidade e inclusão; (iii) parcerias para atração de pessoas negras para o mercado de trabalho; (iv) existência da uma política de valorização da diversidade desde 2012; e (v) a participação em fóruns e iniciativas locais e internacionais com direitos humanos. Além disso, vale destacar a diversidade do quadro de funcionários do Grupo Carrefour Brasil, onde mais de 58% dos colaboradores e 39% da liderança se autodeclaram pretos ou pardos, refletindo em grande parte a própria estrutura da sociedade brasileira.


Por fim, o Grupo Carrefour Brasil anunciou ontem a criação de um fundo para promover a inclusão racial e o combate ao racismo, com aporte inicial de R$ 25 milhões pela Companhia, que está trabalhando em um conjunto adicional de ações e iniciativas em prol da cultura do respeito e da diversidade, que serão oportunamente anunciadas para a sociedade e o mercado em geral.


O Grupo Carrefour Brasil continuará acompanhando os desdobramentos do caso e oferecendo todo suporte para as autoridades locais, e reforça seu compromisso de transparência na divulgação de informações a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral.


Clique aqui para acessar o documento completo.


Sébastien Durchon
Diretor Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores
Grupo Carrefour Brasil


Comentários