Comunicado ao Mercado - Ultrapar assina contrato de venda da ConectCar


ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A.

COMUNICADO AO MERCADO

Ultrapar assina contrato de venda da ConectCar

São Paulo, 25 de junho de 2021 – A Ultrapar Participações S.A. (B3: UGPA3 / NYSE: UGP, “Ultrapar" ou “Companhia”) anuncia a assinatura de contrato para a venda de sua participação na ConectCar Soluções de Mobilidade Eletrônica S.A. (“ConectCar”), por meio de sua subsidiária Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. (“Ipiranga”), para a Porto Seguro S.A., por meio de sua subsidiária Portoseg S.A.

A ConectCar, criada em 2012, atua no segmento de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos. Atualmente é controlada pela Ipiranga e pela Redecard S.A., pertencente ao Itaú Unibanco Holding S.A., ambas com participações iguais de 50%. 

A venda da ConectCar está alinhada à revisão de portfólio que a Ultrapar vem informando aos seus acionistas e ao mercado de capitais, com investimentos centrados nas oportunidades existentes na cadeia downstream de óleo e gás no Brasil, cujo primeiro passo se deu com o anúncio da venda da Extrafarma em maio de 2021. Além de contribuir para um portfólio de negócios mais complementar e sinérgico, com benefícios adicionais de maior foco de gestão e rentabilidade da Companhia, a venda da ConectCar também contribui para a concentração de esforços e investimentos no Abastece Aí, que combina o app abastece aí e o programa de fidelidade Km de Vantagens em uma plataforma de pagamentos e relacionamento digital focada no ecossistema do automobilista integralmente controlada pela Ultrapar. 

O valor da venda da participação de 50% da Ipiranga é de R$ 165 milhões, sujeito a ajustes principalmente de variações de capital de giro e da posição da dívida líquida da ConectCar na data de fechamento da transação. A consumação da transação está sujeita a determinadas condições usuais em transações desta natureza, incluindo aprovação pelas autoridades concorrenciais e regulatórias brasileiras. O pagamento será realizado em parcela única após o cumprimento das condições precedentes, na data de fechamento da transação. O efeito da ConectCar no EBITDA da Ultrapar em 2020 foi negativo em R$ 22 milhões.


Rodrigo de Almeida Pizzinatto

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Ultrapar Participações S.A.


Fale com o RI

Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 1.343, 8º Andar – São Paulo/SP CEP 01317-910

Telefone: 55 11 3177-7014 | E-mail: [email protected] | Site: www.ultra.com.br

Comentários