Comunicado ao Mercado - Alterações na estrutura organizacional do BB


COMUNICADO AO MERCADO 

O Banco do Brasil comunica que sua administração está propondo ao Conselho de Administração alterações em sua estrutura organizacional, cindindo a atual Vice-Presidência de Agronegócios e Governo em duas vice-presidências, sendo a Vice-Presidência de Governo e a Vice-Presidência de Agronegócios. Esta movimentação visa aumentar o foco estratégico para a área de Agronegócios, um dos pilares de nossa atuação, passando a ter, com a aprovação desta proposta, um vice-presidente dedicado exclusivamente ao assunto.


2.         O Banco do Brasil informa ainda que o Sr. Antônio José Barreto de Araújo Júnior foi indicado ao cargo de Vice-Presidente de Governo, o Sr. Renato Luiz Bellinetti Naegele foi indicado ao cargo de Vice-Presidente de Agronegócios e o Sr. Marcelo Cavalcante de Oliveira Lima foi indicado ao cargo de Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia. As indicações iniciam o processo de aprovação nas instâncias competentes de governança do BB com vistas à eleição pelo Conselho de Administração, quando todo o processo previsto na governança do Banco for concluído.


  • Antônio José Barreto de Araújo Júnior é graduado em engenharia mecânica pela UNIP, com especialização em Marketing pela PUC-RJ, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e curso de liderança executiva pela Dale Carnegie Training. É funcionário de carreira do BB desde 1998, ocupando várias posições gerenciais na rede e em superintendências. Coordenou a equipe de integração do Banco Nossa Caixa após a aquisição pelo BB. Atualmente é Secretário Especial de Desenvolvimento Social no Ministério da Cidadania, onde também atuou como secretário executivo em 2020. Atuou na Casa Civil como subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e Subchefe de Articulação e Monitoramento de 2019 a 2020. Dentre suas experiências em conselhos, destacam-se o conselho de administração da BNDES e Terracap, além dos conselhos fiscais do BASA e Brasilprev.


  • Renato Luiz Bellinetti Naegele é engenheiro agrônomo, com especializações em Economia Moderna e Gestão Executiva. Funcionário de carreira do BB de 1982 a 2015, tendo atuado como Gerente Executivo de Negócios com o Setor Público, Chefe da Consultoria Técnica da Presidência e Diretor de Marketing e Comunicação; e no exterior foi Vice-Presidente do Banco Patagonia e Gerente Geral do BB no Chile. Atuou como conselheiro em vários conselhos de administração no Brasil e no exterior. Foi sócio-diretor da consultoria Macroplan, além de ter atuado no governo federal (1987 a 1996) e no Senado Federal (2016 a 2018). Atualmente é Assessor Especial do Presidente do BB.


  • Marcelo Cavalcante de Oliveira Lima é graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Computação. Pós-graduado em Sistemas Orientados a Objetos, em Administração Estratégica de Sistemas de Informação e em Gestão Avançada de Negócios; Funcionário de carreira do BB de 1988 a 2019, tendo atuado como diretor administrativo financeiro da BB Tecnologia e Serviços, como gerente de tecnologia no exterior para a Europa, Oriente Médio e África, sediado em Londres de 2009 a 2015. Foi Gerente Executivo na Diretoria de Tecnologia no período de 2003 a 2009. Anteriormente, desde 1990 atuou em diversas posições na área de tecnologia do Banco do Brasil. 



3.         Informamos ainda que o Sr. João Pinto Rabelo Junior, atual Vice-Presidente de Agronegócios e Governo permanecerá no exercício de suas funções até 21.05.2021, e o Sr. Gustavo de Souza Fosse, atual Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia seguirá em suas funções até 31.05.2021.




Brasília (DF), 10 de maio de 2021.


Daniel Alves Maria

Gerente Geral de Relações com Investidores











Comentários