Petrobras sobre venda da refinaria RLAM

Petrobras sobre venda da refinaria RLAM 


Rio de Janeiro, 23 de março de 2021 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em relação as notícias veiculadas na mídia, esclarece sobre o processo de venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e seus ativos logísticos associados.

Em todos os processos de venda de ativos a Petrobras estabelece uma faixa de valor que norteia a transação e considera as características técnicas, de produtividade e o potencial de geração de valor do ativo em diferentes cenários corporativos de planejamento. Os cenários corporativos são utilizados tanto nas decisões de investimento quanto nas de desinvestimento e consistem em projeções das principais variáveis de planejamento, revisadas e aprovadas anualmente pelo Conselho de Administração conjuntamente com o Plano Estratégico. Em 25 de novembro de 2020, ocorreu a revisão mais recente das principais premissas de planejamento para o quinquênio 2021-2025, dentre elas: as projeções anuais do preço do petróleo tipo Brent, das margens de refino (crack-spreads internacionais) e da taxa de câmbio (Real/Dólar). 

Além disso, no caso da RLAM, a Petrobras contratou pareceres externos de instituições especializadas que avaliaram premissas utilizadas nas avaliações da refinaria, e opiniões independentes de instituições financeiras especializadas que atestaram o valor justo da transação. 

A venda da RLAM atende ao termo de compromisso (TCC) firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e está alinhada com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética.

O processo de venda da RLAM segue a Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras, validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e que tem como base o Decreto 9.188/17.   

A Petrobras reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio. A submissão da transação para deliberação está agendada para a reunião ordinária do Conselho de Administração de 24 de março de 2021.




Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS - Relações com Investidores 
Av,República do Chile ,65 - 1803
CEP 20031-912 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel: +55 (21)  3224-1510/9947 | 0800-282-1540 
E-mail: [email protected] | [email protected]   
Website de RI   


Este documento pode conter previsões, Segundo o significado da Seção 27ª da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada (Lei de Valores Mobiliários) e Seção 21E da lei de Negociação de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada (Lei de Negociação) que refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia. Os termos "antecipa", "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "proteja", "objetiva", "deverá", bem como outros termos similares , visam a identificar tais previsões , as quais, evidentemente , envolvem riscos ou incertezas previstos ou não pela Companhia. Portanto, os resultados futuros das operações da Companhia podem diferir das atuais expectativas e o leitor não deve se basear exclusivamente nas informações aqui contidas. 

Comentários